Aniversário de Manuel Faria e Sousa prejudicado pelo Covid-19

Celebram-se nesta Quarta-feira, 18 de março, os 430 anos do nascimento de Manuel Faria de Sousa. O elevado número de casos de Covid-19 em Felgueiras, a sua terra natal, forçou a suspensão das comemorações do seu aniversário.

Por Ana Sofia Melo e Oriana da Cunha

Resultado de imagem para manuel de faria e sousa
Foto: D.R.

Num comunicado divulgado pela Câmara Municipal felgueirense a 9 de Março, as actividades dos estabelecimentos culturais e de uso publico estariam suspensas devido a medidas preventivas do Covid-19, de modo a evitar a transmissão da doença.

No dia 15 de Fevereiro foi inaugurada uma exposição dos 430 anos do Nascimento de Manuel Faria e Sousa, no Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro, onde o poeta se encontra sepultado. As actividades culturais ligadas ao aniversário do poeta durariam até 28 de Março.

Manuel Faria e Sousa nasceu a 18 de Março de 1590, na Freguesia de Pombeiro Ribazela. Foi historiador, poeta, biografo e um artista, o que levou a prosseguir fora das fronteiras. Realizou a maior parte do seu trabalho em Madrid, onde acabaria por morrer. Apenas 11 anos depois, os seus restos seriam transferidos para o Mosteiro de Santa Maria do Pombeiro.