As histórias do Covid-19: um pequeno quiz

A pandemia do Covid-19 trouxe mudanças nunca antes vistas para o panorama social. As consequências no mundo da comunicação não se fizeram esperar. Num clima de proliferação de notícias e mitos sobre este novo vírus, a equipa da RV Magazine decidiu criar um pequeno quiz, para ajudar os leitores a fazer a distinção.

Por Ana Carolina Sanches e Pedro Maia Martins

0%

A médica chinesa que denunciou o surto do Covid-19 na China encontra-se desaparecida.

D.R.
Correct! Wrong!

Num fact-check publicado a 1 de Abril de 2020, o Polígrafo relatava o desaparecimento de Ai Fen, a médica que divulgou a fotografia de um doente infectado com o Coronavírus e estabeleceu a ligação dos sintomas à SARS (Síndrome Respiratória Aguda Grave). Aquando do seu desaparecimento, a médica chinesa encontrava-se sob ordem de silêncio por parte das autoridades.

Num tweet publicado em 2009, Donald Trump afirmou que "nunca deixaria milhares de americanos morrerem devido a uma pandemia".

Shutterstock
Correct! Wrong!

A equipa de fact-checking da Snopes não foi capaz de encontrar o tweet em questão no arquivo de Donald Drumpf nem no arquivo de tweets apagados da FactBase. O texto apresentado tem cerca de 300 caracteres, quando em 2009 o limite era de 140.

O número de mortes por Coronavírus tem sido inflacionado.

AP Photo/Mary Altaffer
Correct! Wrong!

Diversos cépticos no perigo do Covid-19 apontaram para a inclusão de vítimas de outras doenças como mortas pelo Coronavírus. Num artigo de 6 de Abril de 2020, o Politifact revela a nova epidemia como causa primária. Além disso, devido à falta de testes disponíveis, a maioria das infecções estão por detectar.

"Covid-19 IgM/IgG" serve como vacina para o Covid-19.

D.R.
Correct! Wrong!

Circulava nas redes sociais uma foto de "Covid-19 IgM/IgG", alegando tratar-se de um possível vacina ou cura para o Coronavírus. Num artigo escrito a 22 de Abril de 2020, o Maldita.es esclareceu tratar-se de um mero teste para verificar se o organismo está a produzir anticorpos para combater a doença.

Número de casos de Covid-19 diminui diariamente a nível mundial.

D.R.
Correct! Wrong!

Uma publicação difundida a 23 de Abril nas redes sociais apontava para a diminuição de casos do Coronavírus a nível mundial. Num fact-check realizado na mesma data, a Agência Lupa refere dados da Organização Mundial de Saúde que dizem o contrário.

A informação sobre a efectividade da cloroquina no combate ao Covid-19 ainda é insuficitente.

Reuters
Correct! Wrong!

Após a defesa do uso da hidroxicloroquina por parte de Donald Trump e Jair Bolsonaro, o BBC Reality Check lançou um esclarecimento a 6 de Abril, no qual informa que os testes realizados ainda são insuficientes.

Consumo de álcool enfraquece o sistema imunitário e dificulta o combate contra a infecção pelo Covid-19.

D.R.
Correct! Wrong!

Num artigo publicado a 15 de Abril de 2020, o Africa Check avaliou a recomendação do governo sul-africano relativamente a evitar o consumo de álcool durante a quarentena. Nesse artigo, é confirmada a ligação entre o enfraquecimento do sistema imunitário e o consumo exagerado de bebidas alcoólicas.

A foto acima mostra a elevada mortalidade na cidade de Bérgamo, descrita como a "Wuhan italiana".

D.R.
Correct! Wrong!

Num artigo publicado a 18 de Março de 2020 pela página italiana "Bufale", a representação real da foto é esclarecida: as vítimas do desastre naval de Lampedusa, ocorrido a 11 de Outubro de 2013.

O Coronavírus foi criado num laboratório militar.

U.S. Army photo/Michel Sauret
Correct! Wrong!

Numa resposta ao programa suíço Kla.tv publicada a 18 de Março de 2020, a página de fact-checking do Le Monde, Les Découders, decidiu mostrar que o Covid-19 não consiste em nenhuma arma biológica criada em laboratório.

É falso que o Coronavírus não resiste ao calor.

D.R.
Correct! Wrong!

O Factuel, projecto de fact-checking da agência France Press, desmentiu a suposta vulnerabilidade do Covid-19 ao calor, alegadamente avançada pela Organização Mundial de Saúde. Na realidade, tratava-se de uma notícia falsa difundida nas redes sociais.