“Crime e Castigo na obra de Camilo Castelo Branco” lançado em Vila Nova de Famalicão
O 13º volume da colecção “Estudos Camilianos” foi apresentado na passada Segunda-feira. Sérgio Guimarães de Sousa e João Paulo Braga são os organizadores desta monografia, dedicada ao tema “Crime e Castigo na obra de Camilo Castelo Branco”.
Por Ana Sofia Melo.
@ D.R.
De acordo com uma nota introdutória escrita pelo director do Centro de Estudos Camilianos (CEC), José Manuel de Oliveira, os ensaios contidos nesta obra “demonstram a complexidade, a profundidade e a riqueza da problemática do bem e do mal, do crime e do castigo no autor de Anátema”. Vasta é a galeria de criminosos e degenerados em Camilo, inúmeros são as personagens brutais e desonestas, com tendências criminosas e instintos predadores. E as motivações do crime não se esgotam em questões sentimentais”, acrescenta.
João Paulo Braga é professor de Português no Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco de Vila Nova de Famalicão e Sérgio Guimarães de Sousa é professor de Literatura Portuguesa no Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho. Ambos são conhecidos pela realização de encontros em torno da obra de Camilo no CEC, em Famalicão.