Dia Mundial do Teatro: quarentena não afasta as celebrações

Celebrou-se nesta Sexta-feira, dia 27 de Março, o Dia Mundial do Teatro. Apesar das salas vazias, as celebrações mantiveram-se através das redes sociais. A maioria dos teatros sem interrupção de actividades localizam-se na Grande Lisboa, mas o Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana (CDV) e o Teatro Nacional São João (TNSJ) também marcaram presença.

Por Oriana da Cunha

Foto: D.R.

O CDV foi o primeiro a celebrar “o Dia Mundial do Teatro ao domicílio” com uma interpretação da “Mensagem do Dia Mundial do Teatro 2020” de Shahid Nadeem. O TNSJ iniciou a data com o documentário “A Visita“, com uma programação que inclui espectáculos até ao dia 1 de Abril.

Na Grande Lisboa, a abertura das celebrações coube ao Teatro Nacional D. Maria II com a transmissão de “A Origem das Espécies“. Já o Teatro Nacional 21 celebrou a data com “várias leituras de dramaturgia portuguesa e internacional” e transmitiu a interpretação do monólogo “Veneno” por Albano Jerónimo para finalizar.

Na margem sul do rio Tejo, foi a Companhia de Teatro de Almada quem tomou o lugar de honra com uma interpretação da peça “O Mandarim“.