Ritchie Blackmore faz 75 anos

O mítico guitarrista Ritchie Blackmore completa 75 anos nesta Terça-feira. Conhecido pela sua obra em bandas de rock como Deep Purple e Rainbow, o músico dedica o seu integra actualmente a banda folk Blackmore’s Night, em conjunto com a sua esposa, Candice Night.

Por Pedro Maia Martins

Richard Hugh Blackmore nasceu a 14 de Abril de 1945 na cidade balnear inglesa de Weston-super-Mare, no sudoeste do Reino Unido. A entrada na música deu-se aos 15 anos quando Big Jim Sullivan se tornou no seu professor de guitarra. Em 1960 iniciou a sua colaboração com o produtor musical Joe Meek, começando a actuar com os The Outlaws ou com Screaming Lord Sutch.

O caminho para a fama começou em 1968 com a fundação dos Deep Purple. Numa fusão de elementos do rock’n’roll e música clássica, a banda britânica alcançou o sucesso com os álbuns “Deep Purple In Rock” e Machine Head”

Blackmore viria a sair em 1975, ano de fundação do seu projecto de heavy metal, os Rainbow. O seu regresso em 1984 apenas durou nove anos, quando foi substituído por Steve Morse. A saída dos Deep Purple levou-o a dedicar-se aos trovadores do heavy metal até 1997, quando fundou os Blackmore’s Night com a sua companheira, Candice Night. Os Rainbow acabariam por regressar em 2015, apesar de o próprio Blackmore admitir “precisar de ensaiar mais“.

Na contexto da pandemia do Covid-19, Ritchie Blackmore também se encontra em quarentena, mas mantem-se musicalmente activo. O guitarrista transmitiu uma actuação no seu canal do Youtube no passado dia 10.