Suspensão de festivais de Verão aprovada

A Assembleia da República aprovou a suspensão dos festivais de Verão nesta Quinta-feira. A proposta de lei do Governo vigora até 30 de Setembro. Os eventos com hora marcada e lotação definida não estarão incluídos.

Por Olívia Indequi.

Na proposta de lei, estabelece-se a organização dos festivais “em função das regras de distanciamento físico que sejam adequadas face à evolução da pandemia da doença COVID-19”. O documento inclui também a conceito de “festivais e espectáculos de natureza análoga”. Por não existir uma definição destes conceitos, foram levantadas objecções por alguns deputados. Os parlamentares questionaram o Governo quanto à possível realização da festa do Avante. Contudo, não obtiveram resposta.

A proposta contou com o voto favorável do Partido Socialista e Partido Animais e Natureza, com o voto contra da deputada não-inscrita Joacine Katar Moreira, e com as abstenções dos deputados do Partido Social-Democrata, Coligação Democrática Unitária, Bloco de Esquerda, Centro Democrático Social, Chega e Iniciativa Liberal.