Teatro do Noroeste nas ruas?

O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana (TN_CDV) poderá vir a realizar espectáculos nas ruas. Na edição desta Quinta-feira da rubrica online “Ensaio de Mesa”, o director artístico Ricardo Simões anunciou essa possibilidade para os meses de Junho e Julho.

Por Pedro Maia Martins

Embora, nas palavras de Ricardo, o elenco residente “esteja pronto para retomar a actividade“, a companhia vianense “ainda aguarda a decisão da Câmara Municipal de Viana do Castelo”. A autarquia é proprietária do espaço onde o TN-CDV opera, o Teatro Municipal Sá de Miranda. Porém, nem o director artístico nem os seus colegas prevêem a sua reabertura nos próximos meses.

O também actor do Centro Dramático de Viana aponta ainda para “a falta de legislação aprovada sobre a reabertura dos teatros”. Contudo, Ricardo conhece as necessidades de prevenção contra o Covid-19. O director artístico prevê a necessidade de “vedar as ruas e criar recintos ao ar livre com corredores de entrada e saída de espectadores”, além “das normas de distanciamento”.

A rubrica “Ensaio de Mesa” integra a iniciativa “Teatro do Noroeste em sua casa“. O nome parte do “o primeiro momento das peças de teatro”, no qual o encenador e o elenco “se reúnem para ler e debater ideias sobre o espectáculo”. Nesse sentido, são reunidos numa mesa virtual directores artísticos de diversos teatros. O objectivo é reflectir sobre “as inquietações” que o estado de pandemia tem causado na área da cultura.