Biblioteca Municipal de Almeirim lança projeto “Livro à Porta”

Com o plano de contingência Covid-19, a Biblioteca Municipal Marquesa de Cavada, em Almeirim, lançou o projecto “Livro à Porta” para manter os leitores entretidos durante o período de quarentena.

Por Ana Sofia Melo

Livro à Porta” é o novo serviço da Biblioteca Municipal de Almeirim. Com o acesso a serviços públicos minimizados com o Estado de Emergência, o presidente da Câmara de Almeirim, Pedro Ribeiro, aproveitou a disponibilidade dos funcionários para avançar com o projecto de levar livros até às residências dos leitores.

Esta “biblioteca móvel” arrancou no passado dia 1 de Abril, no qual houve “telefonemas de pessoas a perguntarem como podem aceder“, afirma Pedro Ribeiro. A BMMC disponibiliza um catalogo online, no qual os leitores podem encomendar os livros que desejam.

A medida de entrega ocorre com todas as medidas de segurança, sendo os sacos de transporte e os livros desinfectados, e estes últimos ficando de “quarentena durante 4 ou 5 dias” , antes de uma nova encomenda.

O objectivo deste projecto é “chegar a todos” e criar alternativas para poupar as pessoas do “massacre das notícias”, dominadas pelo tema da epidemia. No entanto, o “Livro à Porta”, segundo o autarca, é algo que pretende ser continuado depois do regresso à normalidade.