Festival de Veneza confirma edição de 2020

O presidente da Bienal de Veneza, Roberto Cicutto, anunciou nesta Segunda-feira as datas do Festival de Veneza. A Rainha do Adriático será palco da festa do cinema a 2 a 12 de Setembro de 2020.

Por Lívia Martins

O Festival de Cinema de Veneza, que geralmente credencia mais de 2.000 jornalistas, será reduzido devido à pandemia de coronavírus, de modo que as exibições serão agendadas para um público limitado de críticos e com poucos convidados estrangeiros, explicaram os organizadores. A Itália está se preparando para suspender o confinamento vigente em 3 de Maio e estuda como evitar uma nova onda epidémica, limitando grupos de pessoas.

Cicutto comentou sobre o Festival de Cannes, que já foi adiado duas vezes e até agora não possui uma data definitiva ou anúncio de cancelamento: “Com Cannes tudo é possível, mas acho desconcertante que Thierry Fremaux continue a dizer que está a analisar a situação e não diga o que quer fazer”, comentou Cicutto à agência noticiosa italiana ANSA. Ele inclusive descartou a possibilidade de Veneza e Cannes organizarem excepcionalmente um festival em conjunto.

Segundo Roberto Cicutto a mostra pode servir como um “grande laboratório” para a gestão das salas de cinema na Itália em meio a pandemia.