Trilogia “As Origens” em adaptação pela BBC Three

A trilogia literária “As Origens” está a ser adaptada a uma série de TV pela Constantin Film e a BBC Three. A trilogia da escritora Cassandra Clare faz parte da sua saga “As Crónicas dos Caçadores de Sombras”.

Por Oriana da Cunha

Os livros contam a história de Tessa, Will e Jem, na Londres vitoriana. Apesar de ser uma história de fantasia de época, aborda temas bastante atuais, como o preconceito e o feminismo. Esta é a terceira adaptação das “Crónicas dos Caçadores de Sombras”, depois de um filme em 2013 e de outra série em 2016. Contudo, as mudanças feitas geraram fortes críticas entre os fãs.

O anúncio de uma nova adaptação vem com expectativa, tanto para o bom como para o mau. Perguntamos a duas fãs da saga o que têm mais medo que seja retratado de maneira errada. Celine vê como a sua maior preocupação “os erros na representação da relação entre os personagens, principalmente os protagonistas: Tessa, Will e Jem”. “É uma coisa onde, infelizmente, é muito fácil um argumentista ou até um ator errar”, acrescenta. Celine aponta ainda a criação de runas, marcas usadas pelos personagens, que “não existiam e alteraram coisas fundamentais” nas adaptações anteriores, temendo que isso volte a acontecer

Já para Bia, o seu principal medo também se prende com as ralações dos personagens. “Tenho medo que transformem a amizade do Will e do Jem em rivalidade, quando esta não existe de todo”, aponta. Bia crescent ainda não querer “que inventem rivalidade feminina quando esta não existe nos livros” nem que “ignorem a inclusão racial”. A fã aponta o exemplo de Jem, mestiço de chinês e inglês “e orgulhoso disso”

Em Portugal, a edição está a cargo da Planeta e o primeiro livro da trilogia já chegou, pelo menos, à terceira edição.